Páginas

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sinalização vertical

Apresento-vos o sinal de proibição C4e.

Tecnicamente o sinal C4e, "diz-nos", trânsito proibido a peões, a animais e a veículos que não sejam automóveis ou motociclos.

Ora, isto vem a proprósito de que muitos condutores e peões desconhecem o seu conteúdo, desconhecendo que a partir do ponto de colocação do referido sinal encontra-se intredita a sua passagem.
Estes condutores são na prática os condutores de ciclomotores, vulgo motorizadas, os famosos "mata-velhos" ou "papa reformas", condutores de máquinas industriais e tractores agricolas.
Este tipo de sinal normalmente encontra-se colocado à entrada de um acesso a uma via reservada a automoveis, onde a velocidade máxima é superior à permitida nas estradas nacionais e onde pelo tipo de veículos a que respeita a proibição se encontra limitida nesse aspecto.
No entanto, para que esta proibição seja efectiva e lógica, deve exitir uma alternativa válida à sua circulação, o que muitas vezes não acontece ou a alternativa encontra-se demasiado longe e pouco prática...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OLHAR A ESTRADA

Um blog construido e idealizado para abordar os temas da "estrada", segurança rodóviaria, sinalização, legislação, acidentologia, comportamento do condutor e histórias pessoais e profissionais.
Aceitam-se comentários, criticas e até envio de fotografias do tema do blog, podendo os comentários ser "postados" directamente ou enviados para olharaestrada@gmail.com

Boa viagem...